sábado, 25 de abril de 2009

Sustos Cotidianos

Eis que quando estava escrevendo o post anterior , levo aqueles sustos cotidianos ao escrever o título do meu blog. Ao digitar "Backup de Idéias" e selecionar o corretor ortográfico, aparaece um grifo amarelo na ideia,pois estava completamente errado. Como um ditongo aberto terminado em ei, não se acentua? Essa a sensação que a reforma ortográfica causa em nós, em que acento cai, ditongo cai, tudo cai principalmente o bom e velho modo de se fazer escritos.
Com essa preterida aproximação do modo de escrever dos países que falam a língua portuguesa, ocorre o distanciamento da função principal da linguagem escrita que é aproxima-la da linguagem dita. Perceber que a platéia esta toda de pé por perder o seu acento, se torna comico num momento desses. Temos que começar a nos adaptar a isso, a fim de evitar aqueles sustos cotidianos.Evitando assim, começar a alterar ditos populares como:aahh! Isso era no tempo que se colocava trema na linguiça que usava para se amarrar o cachorro.

Um comentário:

  1. Não sei quanto a ti, mas agora escrever palavras como 'ideia' e 'estreia' tem algo de nostalgia, que 'no meu tempo não era assim...'

    ResponderExcluir